Como conseguir mais espaço em casa com a Decoração?

Pode parecer complicado, mas a solução para ganhar alguns metros nos ambientes pode estar bem debaixo do seu nariz! Para auxiliá-lo nessa missão, pedimos a ajuda do arquiteto Gustavo Calazans, que tem um olhar afiado para solucionar qualquer problema de falta de espaço. Confira abaixo cinco dicas para ampliar o seu lar já.



1. Proporção
Muitas vezes os móveis são desproporcionais em relação ao cômodo em que estão. “Para resolver isto, coloque a maior peça no sentido da maior dimensão do ambiente. Desta forma haverá mais harmonia e sensação de adequação”, afirma o arquiteto Gustavo Calazans. Pensando nisso, também vale identificar se não existem outros móveis que poderiam ir para outra parte de casa.

2. Eliminar e agrupar
Retire tudo o que é excesso, como pequenos elementos, e agrupe-os. Por exemplo, vale juntar bancos, pufes e livros para formar uma mesa de centro, dá a dica o profissional. “Estes móveis todos soltos na casa podem poluir os ambientes, mas quando são colocados juntos, bem próximos uns dos outros com a finalidade de criar um elemento maior - como uma mesa de cabeceira feita a partir de elementos isolados -, temos uma sensação de amplitude. Isso sem falar na vantagem de conseguir, a partir de coisas do seu próprio lar, resolver alguma deficiência antiga”, acrescenta ele.

3. Criatividade
“Tenha um olhar curioso para as suas próprias coisas. O mesmo olhar ávido por novidades que temos quando visitamos uma loja ou shopping center deve ser ativado quando queremos transformar nossa casa sem gastar muito”, lembra o especialista. Ele ressalta que muitas vezes temos algum móvel que não usamos mais e que pode fazer a diferença em outro ambiente. “Já criei uma mesa de centro juntando bancos e mesas laterais usando uma caixa antiga de aspirador e livros empilhados. São milhões as possibilidades”, conclui Calazans.

4. Pendurar
Sua casa está muito cheia de itens inutilizados? Experimente colocar algumas coisas na parede. “Se tem muitas cadeiras ocupando espaço, pendure algumas, assim você poderá tirá-las de lá quando for preciso, mas no cotidiano não vão atrapalhar. Além disso, é supermoderno ter cadeiras penduradas na parede, que podem inclusive funcionar como uma estante. Apoie livros no assento delas e ainda tire proveito dessa maluquice”, brinca o arquiteto.

5. Empurrar para a parede
Colocar móveis encostados nas paredes é uma forma clássica de aumentar os espaços. “Faça isto com a mesa de jantar, assim você pode aliar essa ideia ao tópico anterior e pendurar algumas cadeiras. É só tirá-las quando for fazer um jantar com mais pessoas”, complementa o especialista no assunto. O mesmo vale para camas, que podem ficar bem próximas à parede. “Acho que a maior dica para que as pessoas consigam fazer este exercício é a de quebrarmos paradigmas e não acreditar muito nas regras - ou pelo menos questioná-las”, finaliza Calazans. Agora mãos à obra!


in revistacasaejardim.globo.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...