Como limpar a cozinha


É na cozinha que bate o coração de uma casa. Um lugar onde se cozinha, se fazem bolos, se prova a comida e se arma a confusão. Como reza o ditado, é pelo estomago que se conquista o coração.
A cozinha é um lugar para conversar intimas, onde se contam os problemas do dia-a-dia. É sobre os tachos fumegantes e as cascas de batata que se desenrola uma parte das nossas vidas.
Mas não são só os seres humanos que gostam da cozinha; os micróbios dão-se lindamente junto da comida e da desordem que por aqui há! A cozinha é uma verdadeira confluência de gordura, migalhas de pão e humidade. E se não quer visitas indesejadas, o melhor mesmo é manter tudo bem limpo!

Limpar sempre na cozinha

É fácil ficar-se cego perante os defeitos da própria cozinha. Por isso, tente olhar para ela como se pertencesse a outra pessoa. Consegue encontrar facilmente aquilo que precisa? A sua cozinha foi bem planeada? Para não passar o tempo às voltas e numa confusão, divida a cozinha em diferentes áreas de utilização.
Guarde os utensílios onde são fáceis de encontrar, mas evite que haja coisas a mais em cima da bancada de trabalho. Guarde as colheres de pau e outros utensílios do gênero numa gaveta junto do fogão. Guarde as esponjas e os detergentes em local de fácil acesso por baixo do lava-loiça.
Uma máquina de lavar loiça pode ser um bom investimento. Evitará discussões sobre quem tem de lavar a loiça, os pratos ficarão mais limpos e as bancadas livres de coisas sujas. Muitas das máquinas de lavar loiça modernas já são ecológicas.
Utilize apenas as esponjas da loiça para o lava-loiça, o escorredor, as bancas e o fogão, nunca para as tábuas de cozinha nem para o chão. Os panos esponja sujos são os piores transmissores de micróbios na cozinha.
Tenha sempre à mão uma pá e uma escova/vassoura para ser mais fácil varrer as migalhas antes que se espalhem.

Limpar frequentemente na cozinha

Limpe o frigorifico, a comida velha ocupa espaço desnecessário e é também uma potencial bomba de micróbios.
Lave sempre a loiça imediatamente depois de cozinha ou de comer. É mais rápido e mais fácil assim.
Aspire o chão da cozinha, de preferência, duas vezes por semana.
Limpe o fogão logo a seguir a tê-lo utilizado. Faça o mesmo em relação ao lava-loiça.
O chão da cozinha manter-se-á limpo e fresco se lhe passar uma esfregona uma vez por semana. Claro que isto varia consoante o número de pessoas que compõem o seu agreado familiar. Se vive sozinho, bastará provavelmente uma vez de quinze em quinze dias.
Troque o pano da loiça e o pano esponja. Os panos esponja podem ser lavados na máquina de lavar loiça ou na máquina da roupa e depois voltam ao uso.
Deite fora o lixo.

Limpar às vezes na cozinha

Limpe o fogão e o micro-ondas. A maior parte dos fogões tem rodas na parte de trás para facilitar a sua deslocação para fora para limpar.
Descongele o frigorifico e o congelador, e limpe o interior. Use detergente da loiça ou sabonete liquido diluído.
O exaustor e os filtros precisam de ser limpos de vez em quando, dependendo da quantidade de cozinhados que se façam e da frequência com que se fazem.
Limpe os azulejos e esteja particularmente atento à zona em torno do fogão.
Limpe as gavetas e outros lugares secos, por dentro e por fora.



Dicas de limpeza na cozinha

Portas da mobília de cozinha
Acredite ou não, a melhor maneira de lavar as portas dos móveis de cozinha é de baixo para cima e novamente para baixo. Dese modo, não ficam marcas de sujidade.
Lava-loiça
Os lava-loiças em aço inoxidável devem ser lavados com detergente da loiça. Use um pano do pó ou uma esponja de cozinha. O interior do lava-loiça precisa de um pouco mais de atenção. Lave-o muito bem com detergente da loiça ou utilize uma escova áspera e sabonete líquido.
Fogão
A melhor maneira de limpar as placas elétricas pretas é com uma esponja e sabonete líquido. Não se esqueça, é mais fácil limpar quando o fogão ainda está morno.
As placas vitrocerâmicas têm bom aspeto mas riscam facilmente. Nunca utilize palha-de-aço nem facas quando tentar remover manchas de sujidade. o melhor é remover as manchas com o lado macio da esponja, enquanto a placa ainda está morna. Se, no entanto, for necessário algo mais drástico, raspe as manchas com uma lâmina de barbear. Termine polindo com um pano seco.
O forno deve ser limpo utilizando um pano de pó e um pouco de sabonete líquido. No caso de muita sujidade, comece por uma limpeza tosca, pulverizando com uma solução em partes iguais de sabonete líquido e água. Depois ligue o forno a 120ºC durante cerca de 10 minutos e limpe bem, quando tiver arrefecido.
Micro-Ondas
Eis aqui uma ótima sugestão para limpar um micro-ondas, coloque uma taça de água no micro-ondas e aqueça até ferver. Deixe cair vapor por cerca de um minuto e, depois, passe simplesmente um pano pelo interior do micro-ondas. Se estiver muito sujo, acrescente duas colheres de chá de vinagre branco à água.


in limpezas10.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...