Como escolher o Tapete mais adequado


O tapete ou a carpete é uma peça fundamental na decoração da casa e tem várias funções: o tapete aquece o ambiente, protege o piso de riscos e também ajuda a abafar o barulho de sapatos de no assoalho.
Quer fazer a sua sala bonita? Além de combinar o tapete com os outros móveis, você precisa de tomar alguns cuidados especiais. Afinal, é necessário manter a cor e a beleza do tecido.

Tamanho
Uma maneira de calcular o tamanho é ter um modelo que avance para baixo do sofá até a metade da largura do estofado. Outras poltronas ou cadeiras podem ter apenas os pés da frente sobre a peça. As mesinhas laterais também não precisam de estar sobre o tapete, mas não devem ficar completamente de fora. Para dar uma sensação de uma sala grande, um truque usado pelos decoradores é escolher poucos móveis e acomodá-los todos sobre o tapete. Cuidados: evite que o tapete invada a passagem ou fique muito junto da parede.

Formas
Os tapetes redondos dão um toque moderno à decoração, porém são mais difíceis de usar, já que fica mais difícil de arrumar os móveis sobre eles. Os quadrados e rectangulares, mais fáceis de distribuir no espaço da sala, devem seguir as dicas dadas quanto ao tamanho.

Cores e estampas
Um modelo estampado com cores mais fortes fica harmonioso com móveis de tons claros e almofadas lisas, mas podem ser monótonos. As cores neutras deixam mais opções para você usar nos estofados e almofadas. Uma regra simples é a seguinte: se o seu sofá for estampado, procure escolher um tom neutro presente nessa estampa.
Os ambientes pouco iluminados ganham espaço com tapetes claros, assim como os pisos mais escuros. As cores mais vistosas desbotam a cada lavagem e devem ser usadas em ambientes sem incidência de luz solar direta para não perder a cor.

Sobre tapetes não se esqueça: se forem estampados use um tapete liso e vice-versa.

in mybesthome.eu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...