5 dicas para decorar com Quadros e Molduras

A decoração das paredes da casa é uma fase muito importante da decoração de um espaço e pode fazer toda a diferença no resultado final. Muitas vezes desprezada ou deixada para o último momento, a decoração com quadros e molduras pode trazer um foco de interesse a um espaço mais sóbrio ou que precisa de alguma elegância ou originalidade.
No entanto, quando é chegado o momento de decorar com quadros algumas questões surgem: a que altura da parede devem os quadros estar? qual a cor da moldura? como são coordenados? Todas estas questões são pertinentes, mas muitas vezes não sabemos dar-lhes a resposta mais adequada.

Em resposta a estas questões podemos dar-lhe algumas dicas. Em geral, a melhor forma de pendurar quadros é manter o ponto central da moldura ou conjunto de molduras ao nível dos nossos olhos. Embora esta dica não seja possível de seguir em todos os casos, é um bom ponto de partida para uma decoração bem sucedida.
Outra técnica que costuma ter bons resultados é organizar os quadros ou molduras em grupos que funcionam como um todo. Para testar a forma como irão ficar na parede pode ver a disposição escolhida em cima de uma mesa ou no chão, jogando com as diferentes combinações possíveis, sem que seja preciso danificar ou sujar a parede.

 

 Ajustar os quadros ao tamanho da parede

Paredes de diferentes tamanhos combinam com quadros e molduras também de tamanhos distintos.Escolha pequenas imagens para paredes estreitas e maiores obras para paredes de maiores dimensões e com maior espaço disponível. Na próxima imagem a decoração da parede foi acentuada através da utilização de um conjunto de 6 molduras de tamanho mais pequeno, organizadas numa disposição vertical.

Combinar quadros com o tamanho do mobiliário

Em geral, quando estiver a decorar com quadros e molduras deverá ter o cuidado que estes não sejam mais largos que o mobiliário. Na imagem seguinte podemos ver um bom exemplo desta dica. O quadro fica um pouco mais pequeno (em largura) que a mesa debaixo dele. Desta forma toda a decoração fica mais harmoniosa.

Iluminação das molduras e quadros

Para que as paredes da casa, assim como as molduras e quadros, ganhem destaque estas devem ser bem iluminadas. Na foto a seguir o pequeno corredor onde foram penduradas algumas molduras foi elegantemente iluminado com alguns apliques luminosos de parede. Desta forma foi possível evitar que o corredor se tornasse demasiado escuro, não dando possibilidade a que as pessoas pudessem apreciar a bonita arte que cuidadosamente foi exposta.

Quadros e molduras em prateleiras

Muito em voga hoje em dia, o uso de prateleiras para colocar bonitos quadros e molduras tem vindo a ser cada vez mais utilizado na decoração. Este método de organizar os quadros permite também criar um bonito ponto de destaque na divisão, ocupando pouco espaço, que poderá ser utilizado em combinação com outros elementos decorativos. Confira na imagem seguinte o resultado pretendido.

Disposição horizontal

Linhas horizontais em quadros ou molduras, ou até mesmo na forma como estes acessórios estão pendurados na parede, tendem a ter um efeito calmante. Esta disposição dá também a ilusão de um espaço mais amplo, factor de grande importância na decoração de uma divisão de dimensões mais reduzidas ou mais estreita.

 

in decoracaodeapartamentos.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...